Conjuntivite por Tracoma

Entrevista realizada no dia 13 de Setembro de 2010, na comunidade de Suruacá. Djalma Lima, Agente Comunitário de Saúde e repórter da Rede Mocoronga com a Dra. . Silvia Kitadai da Universidade de Santo Amaro/SP que acompanhou a rodada do dia 06 à 16 de Setembro no  Navio Abaré nas comunidades da Reserva Extrativista Tapajós Arapiun, no rio Tapajós .

Djalma Lima: Dr. Silvia como estar  a saúde  dos olhos de nossas crianças em Suruacá?

Dra. Silvia Kitadai: Bom dia, meu povo aqui do Tapajós, estou aproveitando aqui essa oportunidade pra contar pra vocês que não é so aqui nessa comunidade, mas em todas as outras que eu passei aqui na Resex, que as crianças estão com os olhos vermelhos, lacrimejando, irritado, coçando e isso ocorre devido uma doença  chamada de Conjuntivite por Tracoma (Doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre principalmente em crianças. O tratamento é  fácil e se não for realizado pode prejudicar a visão), que é muito frequente aqui na região, para prevenir  isto, tem que lavar o rosto e as mãos várias vezes ao dia, de preferência com água e sabão e  se não tiver  o sabão só a água é suficiente. Lava a mão, e depois lava o rosto de manhã, na hora do almoço e a noite. Além disso, prevenir também,  o uso de rede em comum, era bom que cada um pudesse ter a sua rede, sua toalha, para evitar que passe a conjuntivite de uma pessoa pra outra. Acho bastante importante que também se lembre que a comida, alimentação é importante para vista, então se vocês puderem comer alimentos quem contém a vitamina A, vai ter mais força na visão e esses alimentos podem ser o: gerimun, as verduras de cor verde escura que elas contém a vitamina A.

Djalma Lima: Já deu ver ver que a  higiene é fundamental e alimentação também. Nós também junto com  o Saúde e Alegria aprendemos fazer a multimistura, têm o pó da macaxeira, castanha do pará, cajú, isso também é importante?

Dra. Silvia Kitadai: Com certeza, então na  hora que não têm uma verdura, uma fruta naquelas horas  que é a entre safra, essa mistura provavelmente é ideal para suprir a necessidade da vitamina A. A vitamina faz com que agente tenha a visão mais forte,  enchergue a noite e melhor. Quem têm dificuldade de enchergar à noite,  com certeza tá com pouca vitamina A. Outra coisa importante, é que aquelas crianças que eventualmente vão ganhar os óculos, que cuide direitinho dos óculos para não quebrarem logo de saída  e use de forma contínua não fique usando só na escola ou de forma interrupta. E é bastante importante saber que cada comunidade tem que fazer um esforço para diminuir essa conjuntivite por Tracoma, porque eu sei que é um orgulho ter uma internet na comunidade, ter telefone celular mas o orgulho maior devia ser  não ter mas Tracoma na comunidade. Então quando eu voltar daqui alguns meses, agente vai tá revendo e nós vamos ver quais são  as comunidades que diminuíram  o número de Tracoma.

Djalma Lima: Lembrando à todos os Agentes Comunitários de Saúde em todos os lugares é bom alertar para este fato que a doutora coloca aqui é muito importante.

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *