PSA e SEMSA realizam jornada odontológica no Rio Arapiuns

A partir do dia 24 de julho, a unidade móvel de saúde Abaré estará navegando no Rio Arapiuns para realizar uma jornada de odontologia. Até o dia 29, os comunitários que foram triados serão atendidos por uma equipe interdisciplinar do Projeto Saúde e Alegria, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e do Colégio Internacional de Dentistas e . O Colégio Internacional de Dentistas é a organização internacional de odontologia mais reconhecida no mundo, e tem como objetivo avançar a ciência de odontologia para a saúde e o bem-estar do público num nível internacional.

Por que fazer uma jornada só de odontologia? “Temos observado enorme incidência de carie dentaria e patologias afins na população atendida pelo projeto”, explica Doutor Fábio Tozzi, coordenador do Núcleo de Saúde Comunitária do PSA.  As causas deste problema: dieta rica em carbohidratos, falta de higiene oral, água sem tratamento e sem adição de flúor. E por fim, a dificuldade de acesso a serviços de saúde.

A jornada benificiará cerca de 900  moradores de 63 comunidades do Rio Arapiuns e Maró. Será dada preferência à população mais jovem, com enfoque às crianças em idade escolar.

Segundo o Doutor, a estração de dentes é historicamente o tratamento de escolha para os  ribeirinhos: “chegamos até usar metáfora, o Tapajós é lindo e desdentado!”. A equipe do PSA tem combatido forte essa cultura de extração, e com sucesso: “Nossos indicadores  tem mostrado atualmente  um maior número de restaurações do que de extrações nos atendimentos realizados”.

Para a jornada foram escolhidos três pólos: São Miguel, São Pedro e Cachoeira do Aruã. O Abaré permanecerá por dois dias em cada, realizando os atendimentos nas áreas de saúde bucal, prevenção, aplicação de flúor, endodontia prótese, restaurações e exodontias. Também haverá distribuição de escovas e pasta. Os pacientes triados serão conduzidos a estes pólos por outros barcos.

A jornada não se limitará à assistência odontológica: haverá sessões educativas e 3 apresentações do circo Mocorongo com esquetes relacionadas a Saúde Oral. Saúde não existe sem educação, e a equipe do Abaré está bem consciente disso.

  1. Trackback from zija on 14 de maio de 2012 at 11:13

  2. Trackback from More on 22 de maio de 2012 at 10:31

  3. Trackback from zija on 23 de maio de 2012 at 17:40

  4. Trackback from Male on 27 de maio de 2012 at 13:21

  5. Trackback from more on 30 de maio de 2012 at 9:46

  6. Trackback from tpms on 30 de maio de 2012 at 16:14

  7. Trackback from fat on 1 de junho de 2012 at 17:01

  8. Trackback from firma on 9 de junho de 2012 at 9:14

  9. Trackback from here on 14 de junho de 2012 at 5:33

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*